Você sabe os principais erros ao emitir uma NF? Listamos aqui alguns dos principais erros que costumam ocorrer.
1 – Errar a Natureza da Operação
É o campo em que você descreve a natureza da operação, que pode estar relacionada a transações envolvendo uma mercadoria ou prestação de serviço.
2 – Errar o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações)
Este campo serve para identificar o tipo de operação, se é de entrada ou de saída, e tem vinculação direta com a natureza da operação. Se tiver dúvidas, é recomendável consultar seu contador ou contratar um serviço de consultoria em legislação.
3 – Errar o CST (Código de Situação Tributária da mercadoria)
É uma sequência numérica que determina a tributação aplicada a cada produto a numeração informar a origem da mercadoria, se é nacional ou importada, e as regras de recolhimento de ICMS aplicada.
4 – Errar na Composição de Cálculo do ICMS
O valor do ICMS sobre a nota fiscal de um produto deve levar em conta também os custos com o frete, seguro e despesas acessórias, entre outros, em sua base de cálculo, não apenas o custo segregado do produto.
5 – Não possuir um emissor digital de notas fiscais
Por fim, muitos empreendedores também erram quando não possuem um sistema emissor de notas fiscais e dependem de sistemas gratuitos, que sofrem constantes instabilidades, são lentos e limitados.
A maior parte desses erros, tem solução, converse com o seu contador em caso de cometer esses, ou algum outro erro e busque orientações de como proceder.